PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.
As novas tecnologias cada vez mais se fazem presentes em nosso cotidiano, a criatividade e as alternativas de tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas. A presença dos meios midiáticos no cotidiano escolar nos instiga a favorecer a nossa clientela a busca pela interação com as várias formas de comunicação e quais mídias são apropriadas às nossas necessidades. Diante das transformações constantes da sociedade em meio às novas tecnologias, se faz necessário refletir sobre os espaços educativos e socializadores dos quais dispomos para compreendermos o papel político, cultural e econômico das mídias. Essas informações podem ser usadas na escola, posto que estão no mundo, e que são usadas no espaço extraescolar por alunos e professores (BELLONI, 2005, P.17). E essa tecnologia na escola estabelece novas fronteiras, isso se faz com o estabelecimento claro dos objetivos educacionais gerais e específicos de um determinado conteúdo. Para os jovens essa necessidade de se apropriar dos meios tecnológicos se faz gritante pela ânsia de novas descobertas e essa explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal, tais como: os múltiplos usos de celulares e computadores demonstram a incorporação desses meios de comunicação. Pesquisas recentes mostram que os brasileiros passam mais tempo em frente a uma TV e navegando na WEB do que lendo. Silverstone (2003, p.58) já alerta que: (...) A cidadania do século XXI requer do individuo que saiba ler os produtos de mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias (...). A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. (BELLONI, 2005, p.7).Uma possível abordagem para o trabalho de mídia-educação escolar é feita através do uso de conceitos ou aspectos-chave, que expressam compreensões conceituais a respeito das mídias. E segundo Bazalgette (1992), está baseada em seis conceitos: Agência, Categorias, Tecnologia, Linguagens, Audiências e Representação. Porém, esses conceitos não devem ser observados como leis e nem como currículo a serem seguidos a risca. A escola tem um papel importante na disseminação do saber e no uso das novas tecnologias para ensino-aprendizagem, porém é preciso que haja a motivação adequada para que o aluno se sinta envolvido nesse processo.
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